25 de fevereiro de 2014

...a caminho dos 20km de Cascais

Quando há um ano adquiri o telemóvel que actualmente utilizo, descarreguei nessa altura o app da Runtastic. Um programa que, recorrendo ao GPS do telefone, permite ter uma ideia geral dos treinos que realizo. Apesar de ter instalado o programa já no segundo trimestre e de nem sempre o utilizar, tenho registadas, em 2013,  39 actividades perfazendo um total de 280km.

De facto, não são nem muitas actividades nem tão pouco muitos quilómetros. Aliás, este registo reflecte bem o tipo de treino que tenho feito nos últimos anos - uma média de um treino de corrida por semana, com uma distância média de 6km. Esta barreira apenas era quebrada em meia dúzia de provas que fazia por ano de 10km.

Com o final de 2013 e com o treino para a São Silvestre de Lisboa, decidi colocar objectivos muito específicos de forma a obrigar-me a cumprir uma disciplina - fazer uma prova por mês durante este ano (i.e., 12 provas), apontando como objectivo participar na meia maratona dos Descobrimentos no final deste ano. Sabendo de antemão que precisava de um parceiro para ajudar-me a cumprir este objectivo, desafiei o meu pai a cumprir este mesmo objectivo. Claro que aceitou logo e claro que sempre que vamos treinar levo  uma coça do homem (que tem o dobro da minha idade).

Paralelamente, criei este blog de forma a manter-me motivada, a nível de treinos e de alimentação saudável. E o problema é que fiquei de tal forma motivada que, não só tenho conseguido cumprir os objectivos como até já terei antecipado alguns deles, designadamente o participar numa meia maratona que aconteceria no final deste ano.

Sei que para alguns leitores deste blog, as distancias que faço são tenrinhas. Mas também sei que, aos poucos, vou conseguindo mais e mais. Nunca tinha corrido 15km e fi-lo, pela primeira vez, em Janeiro. Nunca tinha corrido 17 km e fi-lo em Fevereiro. Nunca tinha corrido 18km e fi-lo há duas semanas. Nunca corri 20km e espero vir a fazê-lo já no próximo domingo. E, em certa medida, este blog e quem por aqui passa, já me tem dado uma forcinha para conseguir estes pequenos triunfos pessoais, nomeadamente, quando neste post alguns de vocês sugeriram participar na prova de Cascais e na Meia, utilizando a primeira com treino para a segunda. Quando a 23 de Janeiro escrevi este post não sonhava conseguir afirmar (se não acontecer alguma desgraça) "sinto-me pronta para as duas provas".






6 comentários:

  1. Quando se começa a correr, os tempos iniciais trazem sempre um progresso que espanta até os mais cépticos :)

    Correres com alguém mais experiente é uma mais valia muito boa. Aproveita!

    Bons 20k de cascais :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras. O meu pai é muito bom para me tirar do sofá ou da cama nos dias em que não me apetece por os pés de fora. Além do mais ele tem mais quilometros nas pernas que eu e gosto de treinar com ele. Também gosto de treinar com o L. e uma amiga que faz parte do Mundo da Corrida. É uma espécie de mini-equipa :)

      Eliminar
  2. admiro-te por conseguires manter a disciplina!
    eu sou um pouco preguiçosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que sejas preguiçosa :)

      Mas anda treinar, começas a ver os resultados e ficas ainda mais motivada!

      Eliminar
  3. Tens motivos para estares motivada! Keep going! :) *

    ResponderEliminar