31 de março de 2014

9ª Corrida António Leitão - Benfica

Com excepção deste ano, as provas que tenho realizado ao longo do últimos anos foram sempre de 10km. Os meus objectivos nunca foram muito ambiciosos nesta matéria, pelo que queria sempre chegar ao fim e, de preferência, em corrida constante. 

Este ano, virei o ano com metas mais específicas em termos de frequências (inicialmente uma prova por mês), mas a esta meta foram juntando-se outras: aumentar a distância, fazer a meia-maratona e, agora, baixar os 10km para menos de 1h. 

Analisando o runtastic dos anos anteriores, percebi que fazia os 10k num tempo médio de 1:15. A São Silvestre de Lisboa de 2013, mudou ligeiramente o cenário com o recorde pessoal de 1:03. E foi nesse dia que percebi que, apesar de não treinar de forma regular e disciplinarmente, conseguia ter resultados positivos. 

E assim, ontem lá fui eu para mais uma prova - 9ª Corrida António Leitão (Benfica). Decidida a baixar o tempo para menos de 1h, falei com o meu parceiro de prova e lá fui atrás da minha lebre. Ao fim do 3º km pedi-lhe para reduziro passo (...mais respeitinho pela atleta porque era uma subida). Dois quilómetros adiante o mesmo pedido. Um quilómetro depois já implorava para ele reduzir a passada. A partir daí, deixei de lhe pedir e já dizia "vai tu, vai tu...!" . Claro que ele não foi e esperou por mim. E até me deixou cruzar a meta à frente dele. E o resultado? 56'30" - menos 7 minutos do meu recorde pessoal.

Sei que não se trata de um tempo excepcional, mas é o meu tempo, é o meu recorde, é o meu orgulho tendo em conta a absoluta falta de disciplina e de treino. E, para mim, correr é isto mesmo. É colocar objectivos e fazer por alcançá-los, assistir à evolução do corpo, às formas como nos vamos adaptando. E o prazer de mais uma prova superada.

As fotos:





A qualidade da imagem é péssima porque ia a correr. 
Mas vamos imaginar que pus um filtro para desfocar as caras dos atletas, sim?

E, de seguida, pus este filtro para ter uma sensação da alta velocidade a que todos iamos!



Tempo máximo - 6:13
Tempo mínimo - 4:02


Em relação à organização da prova:

- aspectos positivos: bons abastecimentos, percurso razoável tendo em conta a limitação e, claro, correr dentro do Estádio.

- aspectos a melhorar: organizar a partida por escalões de tempos e a chegada... ai a chegada.... Ou as pessoas conheciam as melhores saídas ou então a organização indicava uma saída por um gradeamento onde passava UMA pessoa de cada vez! Incrível mesmo... 

6 comentários:

  1. Muitos parabéns. É um progresso assinalável. Agora é apontar para os 50 min. na Corrida de Santo António (última etapa do Bes Run Chalenge), por exempo. Acho que ainda há vagas. :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada bluesboy, custou mas foi. Já estou inscrita para a do BES Lisboa, mas desta feita, sou eu que vou acompanhar uma amiga que se inicia agora nas provas de 10k. É possível que nao baixe a marca, apesar de estar tentada a isso. Mas - e com sorte - ela impõe um ritmo e dá-me uma valente tareia :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! A ti, à tua lebre e à fotógrafa que há em ti!
    É uma boa evolução, claro que a companhia certa ajuda, mas as pernas e a cabecinha são tuas.
    O meu RP da distância foi feito em Lisboa, na dd St. António.
    Aborrecida mas rápida.
    Acho que está na moda depois de uma prova o atleta passar pelo crivo...mas parece que ai pelo menos a prova e a mini tiveram partidas desfasadas, ao contrário da Meia da ponte....
    E a camisola, apesar da cor, parece ser boa;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh não sejas assim, a camisola foi o mais bonito da prova. Não era climacool nem tão pouco climalite, mas parece ser boa (choveu imenso e não deu para perceber areal qualidade da t-shirt). Mas tmbém, pelo preço que foi... :)

      Eliminar
  4. Epá, uma martelada de 7m no RP é muito bom!!! Há que estar orgulhosa, sim!!
    Parabéns!

    ResponderEliminar